José Roberto de Paulo

Idealizador e Co-fundador do Ars Mundum Project. Musicólogo, maestro, pianista e compositor. Amante das artes, desde a infância estuda música mantendo contato com instrumentos e atividades musicais. Com sólida formação em música começou a ministrar aulas teóricas e práticas de música e a dirigir corais e diversas formações instrumentais. Com experiência no ensino para adultos e jovens, desenvolve pesquisa em musicologia histórica sobre o nacionalismo musical desde 2004.

FORMAÇÃO

UAB – Universitat Autònoma de Barcelona

Doutorado em História da Arte e Musicologia (2015 – 2019)

 

UAB – Universitat Autònoma de Barcelona

Mestrado em Musicologia e Educação Musical (2010 – 2012)

 

USP – UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Bacharelado em Regência Orquestral e Coral (1999 – 2006)

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL - Principais

CAPES – agência financiadora de pesquisa do governo brasileiro

Pesquisador em Musicologia e História da Arte na Universitat Autònoma de Barcelona - UAB

CENTRO CULTURAL DO BRASIL EM BARCELONA 

Professor de História da Música e Diretor do Coral Villa-Lobos

 

POIESIS - Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo

Coordenador e professor do Curso de Trilha Sonora para Cinema do Projeto Cinemusical

 

Secretaria de Cultura de Suzano – São Paulo

Coordenador, Diretor de orquestra, diretor dos corais adulto e jovem e professor de música

JRP%20regendo%20Coral%20Villa-Lobos%20de

Currículo

            Acaba de concluir o doutorado em História da Arte e Musicologia na Universitat Autònoma de Barcelona - UAB (setembro de 2019) com bolsa de estudos da CAPES, com qualificação máxima Sobresaliente Cum Laude, sob orientação dos professores Dr. Germán Gan Quesada e Dr. Francesc Cortès i Mir. Com bacharelado em Direção de Orquestra pela Universidade de São Paulo - USP e mestrado pela UAB em Musicologia e Educação Musical (com Bolsa de Pós-graduação da Ford Foundation) desenvolve pesquisa sobre o nacionalismo musical no Brasil e na Espanha. Além da atividade como pesquisador, administra o curso de História da Música Brasileira no Centro Cultural do Brasil em Barcelona, dirige o Coral Villa-Lobos (vinculado ao Centro Cultural do Brasil) e o Coral Sacro da Paróquia da Comunidade luso-brasileira na Basílica de Sant Josep Oriol em Barcelona.

           

            Como pesquisador tem participado de diversos Congressos e Seminários com comunicações relacionados à Musicologia na Espanha, Portugal e Brasil; tem proferido conferências, ministrado cursos e coordenado debates acadêmicos em Barcelona na área de artes, estética e identidade cultural. É presidente da Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunya – APEC. É membro da Sociedade Espanhola de Musicologia (SEdeM); da Sociedade Espanhola de Etnomusicologia – SIBE; membro da Comissão de Trabalho “Música e Estudos Americanos” (MUSAM); membro do grupo de Pesquisa MUSC (As Músicas nas Sociedades Contemporâneas) do Departamento de Arte e Musicologia da UAB; da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – ANPPOM/Brasil.

            Como educador foi professor em escolas de música em Minas Gerais e em São Paulo; trabalhou na área coral do Projeto Guri em São Paulo entre 2009 e 2010 atuando no Polo Dom Bosco e Polo Sociedade Alternativa; na cidade de Suzano foi responsável por elaborar e por em prática o projeto de educação musical para a Secretaria de Cultura, criando e regendo o Coral Jovem de Suzano (2006-2009) e a Orquestra Jovem de Suzano, organizando diversas atividades musicais na Casa de Cultura, além de reger o Coral Municipal de Suzano; foi coordenador e professor da Oficina de Trilha Sonora para Cinema dentro do Projeto Cinemusical organizado pela POIESIS e financiado pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo (2015); criou e regeu diversos corais ensinando canto coral e técnica vocal e tem larga experiência no ensino musical, história das artes e estética administrando palestras, cursos e aulas particulares presenciais e por ensino a distância.

           

            Antes de receber a bolsa de estudos da CAPES em 2015 para a realização do doutorado pleno no exterior, desenvolveu uma enorme atividade como regente coral trabalhando com os corais Aquarela Musical do CTMSP (2005-2015), Coral Sacro Santa Suzana – Paróquia Santa Suzana do Morumbi (2007-2015), Coral do GREIC-IPEN (2009-2015) e com o Coro Brasileiro de Repertório que fundou em 2013 para divulgar a música brasileira original para formação coral. Com o Coro Brasileiro de Repertório vem realizando um trabalho de pesquisa importante sobre o repertório coral brasileiro e se apresentando na capital paulista em espaços como o SESC e o Museu de Arte Sacra de SP.