Daniela Soares Oliveira de Paulo

Danisophia

Co-Fundadora Ars Mundum Project.

Gestão e elaboração de projetos e cursos nas áreas de patrimônio, arqueologia, artes e cultura em geral.

Pesquisadora em arqueologia, patrimônio e filosofia da antiguidade tardia. 

Amante do mundo do patrimônio, dos museus, da arqueologia e das artes, seu espírito é curioso e investigativo, sonha desde criança em ser arqueóloga, mas também transita pelo universo do pensamento filosófico.

FORMAÇÃO

*USP – Universidade de São Paulo

Graduação em Filosofia (2005).

*USP – Universidade de São Paulo

Licenciatura em Filosofia (2009).

*UNIFAI – Pós-graduação Gestão de Patrimônio e Cultura (2012).

* Atualmente é aluna de mestrado em um programa interuniversitário de mestrado e doutorado realizado por três renomadas instituições:  Màster Interuniversitari en Arqueologia Clàssica - UAB - Universitat Autònoma de Barcelona / ICAC -  Institut Català d’Arqueologia Clàssica / URV – Universitat Rovira i Virgili.

Sua trajetória passa por uma longa experiência profissional e por diversos caminhos acadêmicos.

A interdisciplinaridade sempre regeu a sua vida. 

Desde o início da vida acadêmica buscou diversificar o seu currículo. Durante a graduação em filosofia realizou disciplinas optativas nas áreas de história das artes, museologia, arqueologia e passou como aluna e estagiária por vários dos museus da USP (MAC, MAE, IEB e Museu Paulista da USP (Museu do Ipiranga).

Tem experiência profissional tanto na área de museus, patrimônio e cultura, quanto na área de empresas do mundo corporativo.

Nos últimos anos participou de várias escavações arqueológicas em diversos locais da Espanha.

Sua principal área de pesquisas e estudos é sobre o pensamento estético-filosófico na antiguidade tardia e sua influência nas artes e na arquitetura deste período.

Foto Danisophia colagem.jpg

Currículo

No ano de 2019 dedicou-se a iniciar um negócio como autônoma. Atualmente está em processo de elaboração de projetos culturais e acadêmicos. Desenvolve um projeto na área de patrimônio, museus, artes e cultura para o qual busca incentivos para que seja formatado como uma "startup", neste momento trabalha na construção do site e dos aplicativos do projeto.

Experiências principais e mais recentes

*Asociación Científico-Cultural Zamora Protohistórica – Participação nas escavações do sítio arqueológico El Castillón – Santa Eulàlia de Tábara, Zamora, Espanha.  Função: Arqueóloga - Outubro/2018.

*Asociación Científico-Cultural Zamora Protohistórica - Participação nas escavações arqueológicas no sítio arqueológico Castro de la Encarnación – Mellanes/Zamora, Espanha. Função: Arqueóloga - Julho/2018.

*Museu Bìblic Tarraconense - Arquediocese de Tarragona - Participação da equipe organizadora e montagem da Exposição:"De Tarragona a Tournai: a Arqueologia das Primeiras Catedrais da Europa". Museografia, montagem de vitrines, e etc. Função: Técnico museu, montagem de exposição (Voluntariado) - Novembro/2017 a Janeiro/2018.

*ICAC – Institut Català d’Arqueologia Clàssica / Museu Bìblic Tarraconense Participação nas escavações arqueológicas no Pátio do Museu Bíblico Tarraconense – Setor recinto de culto imperial do Concilium Prouinciae Hispaniae Citerioris (Tarraco) Função: Arqueóloga (Voluntariado) - Agosto/2017 a Outubro/2017.

*Sitio Arqueológico València La Vella – Participação no Segundo Curso Prático de Arqueologia Cristã e Visigoda e nas escavações arqueológicas no Sítio arqueológico de València La Vella em Riba-Roja de Túria, Valencia. Função: Arqueóloga (Voluntariado/Práticas estágio) - Julho/2017.

*Museu de Guissona - Cidade Romana de Iesso - Participação no Décimo curso e escavações arqueológicas no Parque Arqueológico e Museu da Cidade de Guissona -

Cidade Romana de Iesso. Função: Arqueóloga (Voluntariado/Práticas estágio) - Junho/2016.

*USP – Universidade de São Paulo – 2011 – 2015                                                  

MAE – Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Função: Funcionária Técnica. Área de comunicação setores de museologia, educação, departamentos. Divulgação de atividades, organização de eventos como inauguração de novas exposições, seminários e etc. Produção de materiais multimídia para divulgação junto aos mais variados veículos de informação e mídias. Coleta, guarda e conservação de jornais e outros suportes com divulgações sobre o museu e seus departamentos para formação de memória institucional.

*UNIBANCO – União de Bancos Brasileiros S.A. – 2006 - 2010 - Função: Consultora de Telemetria, setor de planejamento estratégico e controle rede de agências. Responsável pela coordenação de metas de vendas de 48 agências através de pesquisa e desenvolvimento de melhores práticas. Elaboração de relatórios para a diretoria geral e organização de reuniões. Expertise na área de investimentos e de prevenção de riscos.

*Museu Paulista Da USP – Universidade de São Paulo (Museu do Ipiranga) – 2001 - 2005 - Estagiária e prestadora de serviços como autônoma. Participação em diversos projetos em diversos períodos nos laboratórios de conservação e restauração de papel, documentos, obras de arte e fotografias.